quarta-feira, 16 de agosto de 2017



 
DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA! - PARTE II


Muitas vezes o desconhecimento relacionado aos estados depressivos faz com que familiares e amigos na tentativa de ajudar ou "socorrer" a pessoa que está com depressão acabem por piorar ainda mais a situação. Conselhos como: " Seja otimista! Tenha força de vontade!"; "Você tem saúde e está deprimido por quê?"; "Você tem uma vida ótima! Não tem motivo para fica...r deprimido!" "Pare de pensar bobagens, você pode ser feliz!", entre outros, acabam funcionando como uma verdadeira explosão para quem já se esforça diariamente para conseguir sair da cama e enfrentar o dia!

Em seu desafio na direção do tratamento da pessoa que se encontra em estado depressivo, a Psicanálise coloca em pauta a fala, a fala do sujeito, para que nesse dizer sobre os seus sintomas e, no mostrar-se submetido à lógica da repetição inconsciente que comparece no seu discurso, venha em um determinado momento, retomar o seu lugar no circuito desejante, possibilitando o deslocamento do desejo na busca de seus sonhos e objetivos.

Se o estado depressivo traz angústia e sofrimento deve ser tratado e, a pessoa deprimida precisa ser escutada no seu tempo, no seu modo próprio de ser no mundo, na sua singularidade. Lacan dizia que o melhor remédio para a angústia é o desejo (1962/63) e nesse caso, uma vez resgatado, é um "remédio"que consideramos valer também para o sujeito deprimido!

Antonio Roberto Silva
Psicanalista

Adjunto na Maiêutica Florianópolis - Instituição Psicanalítica
Pesquisador, Especialista em projetos de pesquisas direcionados a Saúde Mental
Membro fundador do C.E.P.P.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário